onde tudo começou...

ilustração em nanquim sobre papel do artista plástico e antropólogo João Galero para a Mostra "Antes que Acabe" com registros que resgatam iconograficamente as casas como o símbolo da resistência paulistana contra transformações da cidade ocorridas com a chegada dos prédios e das novas dinâmicas urbanas.

O projeto da Casa da Vila teve início em 2001 com o início das obras de restauração de um sobrado de 1929 no bairro da Vila Mariana, São Paulo. Foi inaugurada em 2003, com a proposta de ser um espaço diferenciado para aproximar comunidades tradicionais e consumidores através de objetos feitos a mão que retratassem o Brasil e seus territórios anônimos.

 

Ao longo de 13 anos, atuamos com diferentes mercados na comercialização de objetos produzidos em mais de 350 comunidades, promovendo muito mais do que negócios – construindo uma ponte entre cidadãos. E com o sentimento de missão cumprida encerramos um longo ciclo. Era chegado o momento de expandir, de investigar novos caminhos. Não fazia mais sentido seguir no formato em que iniciamos nossa jornada. O mundo que vinha se desenhando nos sugeria outros modelos. 

 

Assim, em 2016, encerramos as atividades na linda casa que nos abrigou com tanto amor ao longo de 13 anos. E nossa missão seguiu por novos caminhos redescobrindo o Brasil através de outros cenários.

 

Difícil colocar em palavras a gratidão pelo espaço que nos acolheu por tanto tempo, pela família que nos permitiu ocupá-la com essa missão ao longo de tantos anos, pelos clientes, amigos, visitantes, jornalistas, produtores e parceiros que se sensibilizavam com o nosso propósito e amplificavam nossa mensagem para tantos outros públicos. Cada um que compartilhou conosco dessa marcante trajetória. A casa número 82 da rua Capitão Cavalcanti foi a escola para ser quem somos hoje e agir no mundo a partir disso. 

 

Desde o início buscamos ser um espaço de inspiração, convidando as pessoas a revisitarem o Brasil com outros olhos. Curiosos, generosos e abundantes. E assim fizemos, oferecendo um espaço a altura dos objetos que traduziam o Brasil em toda sua beleza. Facilitando os caminhos de tantas comunidades para o mercado e dando apoio pra que centenas de artesãos se desenvolvessem em sua jornada criativa e empreendedora. Apostamos em muitos artistas e artesãos lá no início, apresentando trabalhos frescos e inéditos para as lentes do mercado que hoje seguem consistentes, coerentes e são modelos de sucesso e inspiração a tantos outros.

 

Assim encerramos um capítulo da nossa história dando início a outros com o mesmo espírito curioso e desbravador do início. Somos hoje um estúdio que investiga e propõe caminhos criativos para promover a beleza, diversidade e brasilidade da nossa arte popular através de pesquisas, curadoria, conteúdo e interlocução com artesãos e comunidades.

Recepcao 01
coworking06
casa da vila 04
casa da vila 03
casa da vila 02
casa da vila 05

escritorio@casadavila.com.br

Tel: 55 11 98559.6500

o que fazemos // interlocução e consultoria de projetos especiais em colaboração com comunidades tradicionais de artesanato brasileiro . pesquisa e produção de conteúdo de comunicação . curadoria e desenvolvimento de produtos . consultoria e gestão para projetos de salvaguarda de patrimônio cultural material e imaterial na área de artesanato e arte popular brasileira.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

imprensa

2016 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2015 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2014 // Lonely Planet Brasil *Top Choice

2014 // Mind
2013 // Time Out

2013 // Vidaqui

2009 // Casa & Mercado

2007 // Revista da Folha 

2007 // Viver Bem

2006 // Viver Bem

2006 // Guia // O Estado de São Paulo
2006 // Livro Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Ana Carla Fonseca Reis (prêmio Jabuti 2007)

2005 // Casa Claudia

2005 // Vida Simples

2005 // Casa & // O Estado de São Paulo

2004 // Revista da Folha

2004 // Negócios // Folha de São Paulo

coworking06