vanessa gomes

Brasileira, paulistana, do bairro da Vila Mariana. Empreendedora e curiosa, investiguei muitos universos até mergulhar nas águas da arte e cultura popular e do empreendedorismo social. Me formei em comunicação social, publicidade e propaganda pela PUC e atuei por alguns anos como designer e diretora de arte. Até decidir empreender, em 2003, a Casa da Vila, com a ideia de criar um espaço diferenciado de comercialização de artesanato brasileiro para aproximar comunidades tradicionais brasileiras e consumidores.

 

Ampliei minha formação em design de interiores na Escola Panamericana de Arte, e mais tarde em uma pós graduação em branding e design promocional pelo Instituto Europeo di Design. Integrei a primeira turma de certificação internacional em negócios sociais pela YUNNUS Social Business Center no Brasil na ESPM e segui investigando por cursos em curadoria de design, sustentabilidade, ferramentas participativas e gestão cultural. Em 2017 iniciei pós graduação em gestão do patrimônio cultural imaterial pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina com o objetivo de análise, reflexão e estudo do patrimônio cultural imaterial e a criação de projetos, planos e programas especiais de salvaguarda.

 

Participei de diversas iniciativas inovadoras que compartilhavam esse mesmo propósito, como o Instituto A Gente Transforma, idealizado pela Rosenbaum, escritório de design que desenvolve projetos fundamentados em elementos de expressão e identidade cultural. Entre muitas outras ações mais amplas, a iniciativa aciona uma rede de instituições, associações e parceiros para viabilizar a transformação de comunidades a partir do produto artesanal. Lá, junto a uma equipe incrível, atuei na gestão comercial, criando a interlocução entre o varejo e as comunidades, através da sistematização do processo de precificação e do modelo comercial.

Fui membro-fundadora e integrei o Comitê de Comunicação do Coletivo de Fato, uma iniciativa que surgia em 2014 para promover a valorização dos canais de venda e ampliar a comercialização do artesanato brasileiro a partir de articulações e diálogo intersetorial, aproximando instituições em busca da promoção de produtos em diferentes mercados. 

Nos últimos anos atuei em equipes de pesquisa e consultoria para projetos de exposições como a Mostra Origem Vegetal, com curadoria de Adélia Borges e Jair de Souza, ações corporativas, palestras, entre outras iniciativas onde compartilhei experiências com públicos e setores diversos.

Desde 2019 faço parte da equipe de consultores do projeto Rede Artesol, colaborando nas etapas de pesquisa, documentação e capacitação em tecnologias de comunicação com o objetivo de tecer uma rede eficaz para a vitalidade do patrimônio imaterial e material das comunidades artesãs. 

 

Assim sigo investigando em projetos autorais e colaborativos as histórias e os personagens de um Brasil anônimo e abundante, propondo ações que coloquem luz sobre o universo plural do artesanato brasileiro, das comunidades tradicionais e das sabedorias ancestrais dos povos que formam o nosso país e contam a nossa história.

vanessa@casadavila.com.br