onde tudo começou...

ilustração_Joao_Galera.png

ilustração em nanquim sobre papel do artista plástico e antropólogo João Galero para a Mostra "Antes que Acabe" com registros que resgatam iconograficamente as casas como o símbolo da resistência paulistana contra transformações da cidade ocorridas com a chegada dos prédios e das novas dinâmicas urbanas.

O projeto da Casa da Vila teve início em 2001 com o início das obras de restauração de um sobrado de 1929 no bairro da Vila Mariana, São Paulo. Foi inaugurada em 2003, com a proposta de ser um espaço diferenciado para aproximar comunidades tradicionais e consumidores através de objetos feitos a mão que retratassem o Brasil e seus territórios anônimos.

 

Ao longo de 13 anos, atuamos com diferentes mercados na comercialização de objetos produzidos em mais de 350 comunidades, promovendo muito mais do que negócios – construindo uma ponte entre cidadãos. E com o sentimento de missão cumprida encerramos um longo ciclo. Era chegado o momento de expandir, de investigar novos caminhos. Não fazia mais sentido seguir no formato em que iniciamos nossa jornada. O mundo que vinha se desenhando nos sugeria outros modelos. 

 

Assim, em 2016, encerramos as atividades na linda casa que nos abrigou com tanto amor ao longo de 13 anos. E nossa missão seguiu por novos caminhos redescobrindo o Brasil através de outros cenários.

 

Difícil colocar em palavras a gratidão pelo espaço que nos acolheu por tanto tempo, pela família que nos permitiu ocupá-la com essa missão ao longo de tantos anos, pelos clientes, amigos, visitantes, jornalistas, produtores e parceiros que se sensibilizavam com o nosso propósito e amplificavam nossa mensagem para tantos outros públicos. Cada um que compartilhou conosco dessa marcante trajetória. A casa número 82 da rua Capitão Cavalcanti foi a escola para ser quem somos hoje e agir no mundo a partir disso. 

 

Desde o início buscamos ser um espaço de inspiração, convidando as pessoas a revisitarem o Brasil com outros olhos. Curiosos, generosos e abundantes. E assim fizemos, oferecendo um espaço a altura dos objetos que traduziam o Brasil em toda sua beleza. Facilitando os caminhos de tantas comunidades para o mercado e dando apoio pra que centenas de artesãos se desenvolvessem em sua jornada criativa e empreendedora. Apostamos em muitos artistas e artesãos lá no início, apresentando trabalhos frescos e inéditos para as lentes do mercado que hoje seguem consistentes, coerentes e são modelos de sucesso e inspiração a tantos outros.

 

Assim encerramos um capítulo da nossa história dando início a outros com o mesmo espírito curioso e desbravador do início. Somos hoje um estúdio que investiga e propõe caminhos criativos para promover a beleza, diversidade e brasilidade da nossa arte popular através de pesquisas, curadoria, conteúdo e interlocução com artesãos e comunidades.

Recepcao 01
coworking06
casa da vila 04
casa da vila 03
casa da vila 02
casa da vila 05

escritorio@casadavila.com.br

Tel: 55 11 98559.6500

o que fazemos // interlocução e consultoria de projetos especiais em colaboração com comunidades tradicionais de artesanato brasileiro . pesquisa e produção de conteúdo de comunicação . curadoria e desenvolvimento de produtos . consultoria e gestão para projetos de salvaguarda de patrimônio cultural material e imaterial na área de artesanato e arte popular brasileira.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

imprensa

2016 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2015 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2014 // Lonely Planet Brasil *Top Choice

2014 // Mind
2013 // Time Out

2013 // Vidaqui

2009 // Casa & Mercado

2007 // Revista da Folha 

2007 // Viver Bem

2006 // Viver Bem

2006 // Guia // O Estado de São Paulo
2006 // Livro Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Ana Carla Fonseca Reis (prêmio Jabuti 2007)

2005 // Casa Claudia

2005 // Vida Simples

2005 // Casa & // O Estado de São Paulo

2004 // Revista da Folha

2004 // Negócios // Folha de São Paulo

Mind // 2014 

 

SUTAINED ARTISANSHIP Hidden away on a quiet residential street, Casa da Vila sometimes fails to catch the eye of even the savviest Paulistanos. Inside a remarkably preserved 1929 home - Belgian bisoté glass and rare pine shutters and doorframes, also from Europe, are just a few of the restored details - each room offers fair-trade Brazilian handicrafts that match the theme of the interior in question. Examples might be a room featuring ceramics made by Xingu River tribes or an interior displaying ivory-like jewellery made from Amazonian jarina seeds. A total of 3000 items from 27 Brazilian states fill de charming residence.

*Mind é uma revista britânica conceituada, publicada pela Editora da Universidade de Oxford

Viver Bem // 2007

Viver Bem // 2006

Viver Bem // 2007

Viver Bem // 2006

VIVER BEM // 2006

Viver Bem // 2007

Viver Bem // 2007

Guia // O Estado de S Paulo // 2006

 

"Vanessa decidiu unir bom gosto e trabalho social na Casa da Vila. Os 20 cômodos do lugar foram decorados com o melhor do artesanato popular."

(Evelin Fomin, editora-chefe)

Lonely Planet // 2014 // 2015 // 2016

 

*TopChoice

 

This gourgeous preserved 1929 mansion on a quiet residential street walking distance from Metrô Vila Mariana is Sampaá best spot for high-quality, affordable Fair Trade handicrafts. Over 3000 itens from 27 Brazilian states fill each of the homeá rooms by theme. A must.

Casa Claudia // Planeta Casa // 2005

 

"Inaugurada dois anos atrás, a Casa da Vila vende móveis e objetos de bem com o meio ambiente ou produzidos por comunidades carentes. Este banco de taboa (2 940 reais) veio de Sales, SP, e tem estrutura de peroba de demilição. Já as almofadas de algodão com chita (82 reais, cada uma) são da cooperativa de mulheres Nós da Trama, de Araruama, RJ."

Economia da Cultura e desenvolvimento sustentável //

Ana Carla Fonseca Reis // Prêmio Jabuti 2006

"A Casa da Vila é uma loja com fins lucrativos, que acredita no potencial de mercado dos produtos artesanais brasileiros e demonstra a importância dos canais de distribuição para aumentar a conscientização das possibilidades de consumo, comprovando que lucro privado e produção cultural podem ser aliados no jogo econômico."

Vida Simples // 2005

Vida Simples // 2005

Casa & Mercado // 2009

Vidaqui // 2013

 

"Criada para difundir o conceito do comércio justo e sustentável há quase uma década, a Casa da Vila resolveu dar um passo adiante. Além de manter sua loja para comercializar a produção artesanal brasileira produzida de forma sustentável e conscientizar consumidores a adquirirem produtos socialmente justos, ela passa a atuar como um canal social.Segundo a publicitária, designer e empreendedora social Vanessa Gomes, a ampliação do campo de atuação objetiva dar maior alcance ao projeto. Para isso, a Casa da Vila passou a operar em três novas unidades de negócios."

Viver Bem // 2006

 

"Restaurado, o sobrado de 1929 mantém o charme da arquitetura da época, inclusive os materiais da construção original como o assoalho de peroba e o papel de parede inglês. Há três anos, a loja se distribui pelos 20 cômodos da casa, todos ambientados com artesanato brasileiro, de móveis a acessórios."

Revista da Folha // 2004

 

"Casa da Vila, especializada em peças de artesanato popular brasileiro que ficam espalhadas pelos ambientes, decorando a casa."

Uma // 2009

Revista da Folha  // 2007

 

"Casa da Vila - Criada em 2003, a loja é um canal de comercialização de produtos vindos de projetos de geração de renda (que respeitam a extração de mtérias-primas) e do reaproveitamento de materiais reciclados nos grandes centros urbanos. São mais de 200 comunidades de artesãos distribuidas em todos os Estados brasileiros. Os ítens estão dispostos pelos 19 ambientes de um sobrado restaurado na Vila Mariana."

Casa & // O Estado de São Paulo // 2005

Folha de São Paulo  // 2004

 

"Aberta em novembro passado na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), a Casa da Vila é um exemplo desse movimento. Montada em um casarão restaurado de 1929, a loja dá ao cliente a chance de ver como decorar cada cantinho da casa com artesanato."