história

O projeto da Casa da Vila teve início em 2001 com o início das obras de restauração de um sobrado de 1929 no bairro da Vila Mariana, São Paulo. Foi inaugurada em 2003, com a proposta de ser um espaço diferenciado para aproximar comunidades tradicionais e consumidores através de objetos feitos a mão que retratassem o Brasil e seus territórios anônimos.

 

Ao longo de 13 anos, atuamos com diferentes mercados na comercialização de objetos produzidos em mais de 350 comunidades, promovendo muito mais do que negócios – construindo uma ponte entre cidadãos. E com o sentimento de missão cumprida encerramos um longo ciclo. Foi chegado o momento de propor novos caminhos. O mundo que vem se desenhando nos sugere outros modelos e não fazia mais sentido seguir no formato em que iniciamos nossa jornada. Era tempo de expandir.

 

Assim, em 2016, encerramos as atividades na linda casa que nos abrigou com tanto amor ao longo de 13 anos. Nossa missão passou a seguir por outros caminhos, compartilhando o desejo de redescobrir o Brasil e promovendo a ancestralidade de nossos povos a partir de outros cenários.

 

Difícil colocar em palavras a gratidão pelo espaço que nos acolheu por tanto tempo, pela família que nos permitiu ocupá-la com essa missão ao longo de tantos anos, pelos clientes, amigos, visitantes, jornalistas, produtores e parceiros que se sensibilizavam com o mesmo propósito e amplificavam nossa mensagem para tantos outros públicos. Cada um que compartilhou conosco dessa linda trajetória. A casa na rua Capitão Cavalcanti número 82 foi a escola para ser quem somos hoje e para agir no mundo a partir disso. Foi um imenso mergulho num mar de aprendizados!

 

Desde sempre buscou ser um espaço de inspiração, convidando a revisitar o Brasil com outros olhos, curiosos, generosos e abundantes. E assim o fez, oferecendo um espaço a altura dos objetos que traduzem o Brasil em toda sua beleza. Facilitando os caminhos de tantas comunidades para o mercado e dando apoio pra que centenas de artesãos se desenvolvessem em sua jornada criativa e empreendedora. Apostamos em muitos artistas e artesãos lá no início, apresentando trabalhos frescos e inéditos para as lentes do mercado que hoje seguem consistentes, coerentes e são modelos de sucesso e inspiração a tantos outros.

 

Encerramos um capítulo de nossa história dando início a outros com o mesmo espírito curioso e desbravador de quando iniciamos. A jornada segue. Investigando e propondo caminhos criativos para promover beleza, diversidade, brasilidade  Assim, damos os primeiros passos de um novo ciclo. Nos vemos por ai!

Recepcao 01
coworking06
casa da vila 04
casa da vila 03
casa da vila 02
casa da vila 05

escritorio@casadavila.com.br

Tel: 55 11 98559.6500

o que fazemos // interlocução e consultoria de projetos especiais em colaboração com comunidades tradicionais de artesanato brasileiro . pesquisa e produção de conteúdo de comunicação . curadoria e desenvolvimento de produtos . consultoria em gestão comercial para projetos de patrimônio cultural material e imaterial de artesanato e arte popular brasileira.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

imprensa

2016 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2015 // Lonely Planet Brasil *Top Choice
2014 // Lonely Planet Brasil *Top Choice

2014 // Mind
2013 // Time Out

2013 // Vidaqui

2009 // Casa & Mercado

2007 // Revista da Folha 

2007 // Viver Bem

2006 // Viver Bem

2006 // Guia // O Estado de São Paulo
2006 // Livro Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Ana Carla Fonseca Reis (prêmio Jabuti 2007)

2005 // Casa Claudia

2005 // Vida Simples

2005 // Casa & // O Estado de São Paulo

2004 // Revista da Folha

2004 // Negócios // Folha de São Paulo

casa da vila 03